Como saber o que as pessoas estão fazendo quando acessam o seu site?
Como você irá realizar melhorias em seu site sem saber o que o seu público faz quando navega por ele?
Acredite, ferramentas como a Hotjar, Zoho Analytics e um bom e velho Google Analytics podem mudar sua visão perante aos visitantes do seu site, afinal agora é possível compreender muitas coisas e com isso realizar melhorias constantes.
E se eu te falasse que você pode dobrar a sua taxa de conversão entendendo o comportamento do usuário e melhorando a sua experiência.
É o resultado que você busca? Então continue lendo e veja o poder que terá nas mãos quando compreender o comportamento das pessoas em suas páginas.
Hotjar a Ferramenta de Análise de Usuários
Como diz a linguagem popular “o comportamento, pode dizer muito sobre as pessoas’’. O que buscam, quais pontos chamam mais atenção, e tudo isso será aplicado para aumentar suas taxas de conversão.
O hotjar é uma plataforma diferente de todas que conhecemos e será seu amigo em compreender o comportamento dos usuários em cada página do seu site a partir de pontos como:
Click heatmaps (quais áreas recebem mais cliques)
Move heatmaps (onde as pessoas passaram o mouse.)
Scroll heatmaps (até qual ponto da página eles foram antes de sair.)
Mapas de Calor (Scroll Map)
A partir da observação de mapas de calor será possível definir quais pontos devem ser destacados, para estimular a ação e melhorar a experiência do usuário.
Após compreender estes dados a plataforma lhe permite fazer uma segmentação, afinal, muitas pessoas passam por uma mesma página, também é permitido fazer download de todas as informações para análise.
Se você percebe que metade dos usuários saem da página em um determinado ponto, você pode investigar o motivo que leva a essa evasão, e criar novas hipóteses, mudar a copy ou até mesmo descobrir bugs na página que se corrigidos vão fazer você ter muito mais leads ou vendas.
Se a sua empresa possui uma loja online, já imaginou como seria entender quais produtos, ou áreas da sua loja, estão atraindo atenção podendo gerar melhorias que vão impactar o seu negócio, tenho certeza que isso mudaria muita coisa, certo?
Gravações de tela (Visitor Recordings)
Além destes pontos a plataforma ainda permite a gravação de tela dos visitantes em tempo real, exibido como “visitor recordings’’ nestes relatórios estão disponíveis informações como:
páginas mais visitadas
ações específicas feitas
Se a página possui um formulário, por exemplo, poderá ser visto se está gerando resultados ou não, o caminho que o mouse percorre na tela do usuário.
Grande parte das empresas utiliza o google analytics, e a partir do hotjar alguns dados similares estão disponíveis, sendo eles.
Localização, data, dispositivo, sistema operacional, e navegador permitindo confirmar dados já disponíveis, ou compreender peculiaridades de alguns usuários.
Funil de Conversão
Outro ponto similar ao google analytics é o conversion funnel “funil de conversão’’ , porém na hotjar entenderemos o motivo real que fez a pessoa sair da página.
Isso é visto pela gravação de tela, ou seja, a partir de agora você não apenas estará vendo os dados de todo o processo do funil, mas o que de fato as pessoas fazem.
Para complementar seus estudos sobre o que as pessoas estão fazendo, um ponto relevante é a análise de formulário onde vemos questões como:
Porque demoram para ser preenchidos
Se estão sendo feito várias vezes
Se existem pontos em branco
Se a pessoa deixa a página
Isso tudo estará nos relatórios, além de informações adicionais; São muitas opções disponíveis e sabemos como isso pode ser difícil.
3 Insights Sobre o Seu Site
Como seria se você recebesse 3 insights a respeito das suas páginas e do seu negócio para aumentar a taxa de conversão de uma maneira totalmente gratuita.
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